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Peixes e Frutos do Mar

Não é só quem vive à beira-mar que aproveita dos sabores e valores nutricionais dos peixes e frutos do mar. Afinal de contas, os supermercados estão cheios de opções incríveis para quem gosta do sabor desses itens tão populares!

No geral, os peixes e frutos do mar são ótimas opções para o dia a dia porque:

  • são excelentes fontes de proteína;
  • previnem doenças cardiovasculares;
  • melhoram a memória por conta do ômega-3, cálcio e fósforo presentes nos peixes e frutos do mar;
  • aliviam os sintomas de artrite;
  • têm grande concentração de vitamina D.

Vamos ver, então, quais opções você pode ficar de olho para acrescentar ao seu carrinho de compras virtual?


Salmão

Rico em ômega-3 e com grande versatilidade para ser usado na cozinha, o salmão pode ser um grande aliado do seu dia a dia. Quer ver só?

O salmão grelhado é um ótimo exemplo de quanto é fácil prepará-lo. Basta reunir os seguintes ingredientes:

  • manteiga sem sal (4 colheres de sopa);
  • filé de salmão sem pele, em postas (600 g);
  • sal (colher de chá) e pimenta-do-reino a gosto.

Tempere o salmão com o sal e a pimenta e, em uma tigela separada, misture a manteiga com as ervas e/ou temperos de sua preferência (como esses sachês preparados) em uma frigideira. Logo em seguida, assim que a manteiga derreter, acrescente as postas e deixe fritar 3 minutos de cada lado.


Salmão com molho de iogurte

Se preferir outro tipo de preparo, você pode reunir 1 pote de iogurte grego, 1 colher de chá de mostarda, dill, salsinha, raspas de limão siciliano, sal e pimenta-do-reino branca.

O preparo é tão simples quanto a lista de ingredientes acima. Posicione o salmão em uma assadeira — com a pele para baixo —, misture os itens acima em uma tigela e faça o preparo do molho.

Depois, basta cobrir o salmão e levá-lo ao forno por 20 minutos — temperatura média, em 250 °C.


???????Tilápia

Outra opção de peixes e frutos do mar que tem ganhado mais adeptos, a tilápia é um peixe de carne magra e tão rico em proteínas quanto em sabor. Vale ficar de olho, entretanto, em algumas ideias para garantir o máximo de qualidade nas suas receitas, como:

  • a procedência do peixe importa muito. Procure, apenas, por locais de confiança;
  • atenção aos filés congelados, quando estão grudados uns aos outros. Isso afeta a qualidade e o sabor, posteriormente, uma vez que eles foram congelados inadequadamente;
  • o tempero da sua tilápia vai em comum acordo com os peixes e frutos do mar em geral, como limão, coentro, mostarda, e a infalível combinação de sal e pimenta-do-reino;
  • A tilápia é uma carne que resseca rapidamente. Então, o seu tempo de preparo tende a ser mais rápido.

Quer conhecer algumas receitas práticas e suculentas para o seu dia a dia? Então, veja as que separamos para você!

Ceviche de tilápia com manga

Separe uma manga um pouquinho mais verde, uma cebola roxa, coentro e tilápia em cubos. Coentro também dá todo um charme à receita. Basta misturar os ingredientes e acrescentar um limão espremido — sirva o ceviche em um bowl. Fica refrescante e suculento.

Espetinho de peixe no forno

Pegue 500 g de filé de tilápia, 1 colher de sopa de suco de limão, alho (3 dentes amassados), sal e pimenta-do-reino a gosto e espetinhos de madeira para fixar o peixe. O molho consiste em:

  • maionese light (1 xícara de chá);
  • tomates (2 unidades picadas);
  • azeitona verde (2 colheres de sopa picadas);
  • cebola ralada;
  • suco de limão;
  • sal a gosto

Tempere a tilápia (dentro de um saquinho, costuma ser mais prático) e deixe o molho absorver por cerca de 30 minutos. Depois, espete os filés no palito e coloque-os no forno, em temperatura máxima, por 10 minutos.

Enquanto espera, misture os ingredientes do molho e, por fim, acrescente o suco de limão e o sal. Simples assim.


???????Bacalhau

Não é só receita para a Páscoa, o Natal e o Réveillon: o bacalhau já virou um dos xodós do lar brasileiro. Afinal, ele é tão suculento quanto versátil, permitindo diferentes modos de preparo.

E, como muita gente teme o preparo do bacalhau, antes mesmo de colocá-lo no forno, aí vão algumas dicas prévias:

  • dessalgue o bacalhau em água corrente, para retirar o excesso do sal;
  • deixe-o imerso em água fria (troque sempre a água quando ela esbranquiçar);
  • remova a pele do peixe antes de prepará-lo;
  • tempere o bacalhau com antecedência para que o sabor seja melhor absorvido;
  • retire as espinhas antes do preparo. Isso evita preocupações.

Agora que você já conhece o básico do preparo de um bom bacalhau, confira algumas receitas que separamos para você!


Bacalhau com ervas

Selecione 500 g de bacalhau em postas, azeite extravirgem, 2 dentes de alho, tomates cereja, azeitonas pretas (picadas), sálvia, tomilho, manjericão e alecrim, além de sal.

Doure, em uma frigideira, as postas de bacalhau de todos os lados. Depois, reserve o peixe e adicione na mesma frigideira os demais ingredientes. Aí, basta misturá-los e servir com arroz branco ou integral.


Bacalhau ao forno com alho poró

A receita é simples também. Você vai precisar de:

  • 500 g de bacalhau;
  • cebola, batata, tomate e alho poró (1 unidade de cada);
  • pimentões vermelho,verde e amarelo (meia unidade de cada);
  • salsa, hortelã e azeitonas pretas a gosto;
  • 1 ovo cozido e fatiado.

Importante acrescentar, também, um terço de xícara de requeijão, 2 colheres de sopa de leite desnatado e queijo ralado. Separe a metade desses ingredientes e ajuste em camadas no refratário. Em seguida, adicione uma segunda camada e acrescente o requeijão, o leite e o queijo ralado.

Cubra com papel alumínio e, em seguida, mantenha no forno preaquecido a uma temperatura de 180 °C por cerca de 20 minutos. Depois, mais 20 minutos sem o papel alumínio, apenas para gratinar.


???????Camarão

O camarão é uma das celebridades dos peixes e frutos do mar. E muito versátil, sabia? Por exemplo: você pode fazer um arroz com camarão bem delicioso e prático para o dia a dia. Basta selecionar os seguintes ingredientes:

  • cebola (1 unidade) picada e alho (2 dentes picados);
  • lata de tomates pelados;
  • ervilhas frescas;
  • 200 g de camarões pré cozidos;
  • açafrão da terra e páprica (1 colher de chá);
  • 1 xícara de arroz.

Refogue a cebola e o alho, em seguida, seguido pelo tomate pelado. Quebre, aos poucos, os tomates e só então adicione as ervilhas e os camarões. Depois, adicione o sal, o açafrão e a páprica e, por fim, o arroz.

Deixe no fogo até a água secar por completo, e está pronto!


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